TECNOLOGIAS APLICADAS NO ENSINO
DE CIÊNCIAS
“Roteiro para uma aula em laboratório de
informática.”
Professor:
Anderson De Vechi
Disciplina:
Biologia
Ensino Médio: 2ª
série
Título:
Reino Plantae
Introdução
Classificação Vegetal
As
plantas são organismos eucariontes, multicelulares e com diferenciação de
tecidos.
Acredita-se
que tenham como ancestrais as algas verdes.
Modificações
fundamentais das algas → plantas.
Camada
protetora do gametângio (formadora de gameta).
Estágios
iniciais de desenvolvimento dentro do gametângio, proteção ao embrião.
Ciclo
de vida haplóide diplóide – geração gametofítica é formada por gametófitos que
são haplóides e os produzem por diferenciação celular.
Geração
esporofítica é formada por esporófitos, que são diplóides e são formados por
meiose.
As plantas se dividem em dois grupos:
Criptógamas (cripto- escondido, gamas-
gametas) - plantas que possuem estruturas produtoras de
gametas pouco evidentes. Divididas em
Briófitas - não
possuem vasos especializados para o transporte de seiva. Exemplos: musgos,
hepáticas e antóceros. Fase gametofítica mais desenvolvida, fase esporofítica
depende da gametofítica.
Pteridófitas - Possuem
vasos condutores de seiva. Exemplos: Samambaia, avenca e xaxim. Fase
esporofítica é mais desenvolvida e independente da gametofítica.
Fanerógamas (fânero - visível) - estruturas
visíveis.
Todas
desenvolvem sementes (espermatófitas).
Ex: pinheiro, abacateiro, roseiras entre outras.
Divididas em:
Gimnospermas (gimno - nu, sperma -
semente) - possuem sementes, mas não formam frutos
(sementes nuas). Exemplos: pinheiro. Fase gametofítica extremamente reduzida
Angiospermas (angio - urna) - possuem
sementes abrigadas em frutos. Frutos são resultantes do desenvolvimento do
ovário da flor. Fase gametofítica extremamente reduzida.
Objetivos da aula
-
Conhecer os principais grupos de plantas (Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas
e Angiospermas) identificando suas características básicas e exemplos de cada
grupo.
-
Conhecer o ciclo de vida das Briófitas e Pteridófitas.
-
Conhecer o ciclo de vida das Gimnospermas e Angiospermas.
-
Conhecer as semelhanças e diferenças dos grupos de plantas permitindo entender
as relações de parentesco evolutivo.
-
Descobrir a importância econômica e as relações ecológicas das plantas dentro
do ecossistema.
Desenvolvimento
conteúdos
- Como identificar o habitat das Briófitas e
Pteridófitas?
- Como identificar o habitat das Gimnospermas e
Angiospermas?
- Como diferenciar gametófito de esporófito.
- Descrever o ciclo reprodutivo das Briófitas,
Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas.
- Diferenciar cada grupo de plantas e exemplificar.
- Esquematizar o ciclo de vida das plantas.
- Importância ecológica e econômica dos gupos vegetais.
Recursos
Aula em Power Point com a utilização de data Show
ilustrando imagens dos representantes de algumas plantas e o uso da TV com
recortes de videos utilização dos computadores e do laborátório de infomática.
http://www.youtube.com/watch?v=apmYYdjFKmw
https://www.youtube.com/watch?v=XCz9lRSuO4c
http://www.youtube.com/watch?v=apmYYdjFKmw
https://www.youtube.com/watch?v=XCz9lRSuO4c
Procedimentos
Metodológicos
- Aula expositiva em Power Point data Show, acompanhada
de recursos visuais.
Considerações
Finais
As plantas são organismos vivos que possuem clorofila e
realizam fotossíntese. Apresentam quatro grandes grupos sendo as Briófitas
plantas avasculares (sem semente). As Pteridófitas plantas vasculares (sem
semente). As Gimnospermas plantas (com semente nua). E as Angiospermas (com
fruto e semente).
Bibliografia
LOPES, Sônia. Biologia Volume 2. 2ª Edição. Editora
Saraiva. 2011.
LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. Biologia. Volume Único. 1ª Edição. Editora Saraiva. 2009.
LINHARES,
Sérgio; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia Volume único – Biologia. 1ª Edição. Editora Ática S/A. 2010.
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