segunda-feira, 3 de novembro de 2014


 TECNOLOGIAS APLICADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS   

“Roteiro para uma aula em laboratório de informática.”  

Professor: Anderson De Vechi

Disciplina: Biologia

Ensino Médio: 2ª série

Título: Reino Plantae

Introdução

Classificação Vegetal

As plantas são organismos eucariontes, multicelulares e com diferenciação de tecidos.

Acredita-se que tenham como ancestrais as algas verdes.

Modificações fundamentais das algas → plantas.

Camada protetora do gametângio (formadora de gameta).

Estágios iniciais de desenvolvimento dentro do gametângio, proteção ao embrião.

Ciclo de vida haplóide diplóide – geração gametofítica é formada por gametófitos que são haplóides e os produzem por diferenciação celular.

Geração esporofítica é formada por esporófitos, que são diplóides e são formados por meiose.

As plantas se dividem em dois grupos:

Criptógamas (cripto- escondido, gamas- gametas) - plantas que possuem estruturas produtoras de gametas pouco evidentes. Divididas em

Briófitas - não possuem vasos especializados para o transporte de seiva. Exemplos: musgos, hepáticas e antóceros. Fase gametofítica mais desenvolvida, fase esporofítica depende da gametofítica.

Pteridófitas - Possuem vasos condutores de seiva. Exemplos: Samambaia, avenca e xaxim. Fase esporofítica é mais desenvolvida e independente da gametofítica.

Fanerógamas (fânero - visível) - estruturas visíveis.

Todas desenvolvem sementes (espermatófitas).  Ex: pinheiro, abacateiro, roseiras entre outras.

Divididas em:

Gimnospermas (gimno - nu, sperma - semente) - possuem sementes, mas não formam frutos (sementes nuas). Exemplos: pinheiro. Fase gametofítica extremamente reduzida

Angiospermas (angio - urna) - possuem sementes abrigadas em frutos. Frutos são resultantes do desenvolvimento do ovário da flor. Fase gametofítica extremamente reduzida.

Objetivos da aula

- Conhecer os principais grupos de plantas (Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas) identificando suas características básicas e exemplos de cada grupo.

- Conhecer o ciclo de vida das Briófitas e Pteridófitas.

- Conhecer o ciclo de vida das Gimnospermas e Angiospermas.

- Conhecer as semelhanças e diferenças dos grupos de plantas permitindo entender as relações de parentesco evolutivo.

- Descobrir a importância econômica e as relações ecológicas das plantas dentro do ecossistema.  

Desenvolvimento conteúdos

- Como identificar o habitat das Briófitas e Pteridófitas?

- Como identificar o habitat das Gimnospermas e Angiospermas?

- Como diferenciar gametófito de esporófito.

- Descrever o ciclo reprodutivo das Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas.

- Diferenciar cada grupo de plantas e exemplificar.

- Esquematizar o ciclo de vida das plantas.

- Importância ecológica e econômica dos gupos vegetais.

Recursos

Aula em Power Point com a utilização de data Show ilustrando imagens dos representantes de algumas plantas e o uso da TV com recortes de videos utilização dos computadores e do laborátório de infomática. 
http://www.youtube.com/watch?v=apmYYdjFKmw
https://www.youtube.com/watch?v=XCz9lRSuO4c
Procedimentos Metodológicos

- Aula expositiva em Power Point data Show, acompanhada de recursos visuais.

Considerações Finais

As plantas são organismos vivos que possuem clorofila e realizam fotossíntese. Apresentam quatro grandes grupos sendo as Briófitas plantas avasculares (sem semente). As Pteridófitas plantas vasculares (sem semente). As Gimnospermas plantas (com semente nua). E as Angiospermas (com fruto e semente).

Bibliografia

LOPES, Sônia. Biologia Volume 2. 2ª Edição. Editora Saraiva. 2011.

LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. Biologia. Volume Único. 1ª Edição. Editora Saraiva. 2009.

LINHARES, Sérgio; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia Volume único – Biologia. 1ª Edição. Editora Ática S/A. 2010.

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